Você provavelmente já ouviu rumores de que, sob pressão da administração atual, o TikTokO proprietário ByteDance está colocando o serviço de vídeo viral à venda e, surpreendentemente, algumas empresas de grande nome estão interessadas. Essas organizações são mais conhecidas pelo tipo de tecnologia que deixaria o usuário médio do TikTok às lágrimas. Mesmo assim, persistem histórias de que a Microsoft e até a Oracle estão farejando a rede social de vídeo.
Como Danny Crichton, do TechCrunch, apontou na semana passada, os banqueiros envolvidos na venda têm muita motivação para vazar rumores para a imprensa para elevar o preço do TikTok. Isso significa que nada disso pode ser verdade, mas os rumores não estão indo embora. Isso levanta a questão de por que uma empresa como a Oracle ou a Microsoft estaria interessada em uma propriedade como a TikTok?
Para começar, Oracle é muito mais do que a empresa de banco de dados pela qual era conhecida no passado. Atualmente, ela está em muitas, muitas tortas, incluindo automação de marketing e serviços de infraestrutura em nuvem. Em abril, quando a pandemia estava apenas começando a esquentar, o Zoom surpreendeu quase todos ao anunciar uma parceria com o braço de nuvem da Oracle .
A Oracle não está realmente no conselho quando se trata de participação no mercado de infraestrutura em nuvem , onde está bem atrás de seus rivais AWS, Microsoft, Google, Alibaba e IBM, perdendo espaço em uma fatia de mercado de um dígito. A Oracle quer ser um jogador maior.
Enquanto isso, a Microsoft fez a transição com sucesso para a nuvem, assim como qualquer empresa, mas ainda permanece muito atrás da AWS no mercado de infraestrutura em nuvem. Ele quer fechar a lacuna com a AWS e possuir o TikTok pode aproximá-lo desse objetivo mais rapidamente.
Simplificando, diz Holger Mueller, analista da Constellation Research, se a Oracle combinasse Zoom e TikTok, ela poderia ter alguns bons clientes-âncora. Sim, como o proverbial shopping que tenta atrair a Target e a Nordstrom, aparentemente a Oracle quer fazer o mesmo com seu serviço em nuvem e, se tiver que comprar o locatário, que seja.
“A TikTok irá adicionar bastante carga ao seu serviço de infraestrutura. Isso é o que importa para eles com cargas virais preferidas. Se a Microsoft obtiver o TikTok, ele poderá aumentar seu uso entre 2% e 5%, enquanto para a Oracle pode ser até 10% ”, disse ele. Ele diz que a diferença é que o Oracle tem uma base de usuários muito menor agora, portanto, aumentaria ainda mais seu uso.
Como Mueller aponta, com o governo ajudando a forçar o dono da TikTok a fazer a venda, é uma grande oportunidade para uma empresa como a Oracle ou a Microsoft, e por que os rumores têm peso. “É muito plausível de uma perspectiva de negócios em nuvem e plausível de uma perspectiva de oportunidade de negócios criada pelo governo dos EUA”, disse ele.
Embora possa fazer sentido atrair uma grande base de usuários para seus sistemas para aumentar o uso e a participação no mercado dessa forma, Brent Leary, fundador e analista principal da CRM Essentials, diz que apenas por ter uma grande empresa de tecnologia dos EUA comprando o aplicativo de vídeo , poderia torná-lo menos atraente para os próprios usuários que a Microsoft ou a Oracle esperam capturar.
“Uma empresa de tecnologia corporativa da velha guarda comprando a Tiktok provavelmente diminuiria o apelo dos usuários atuais. Os mais jovens já estão deixando o Facebook porque os mais velhos o assumiram ”, disse Leary. E isso pode significar que os jovens usuários, que estão impulsionando as estatísticas da plataforma hoje, podem pular para o próximo grande fenômeno social.
Vale ressaltar que apenas hoje o presidente indicou apoio à Oracle, segundo reportagem do Wall Street Journal . A publicação também informou que o dono bilionário da Oracle, Larry Ellison, é um grande apoiador do presidente, tendo-lhe feito uma campanha de arrecadação de fundos para sua proposta de reeleição em sua casa no início deste ano. O CEO da Oracle, Safra Catz, também tem vínculos com a administração, tendo atuado na equipe de transição em 2016 .
Não está claro se essas empresas têm um interesse genuíno, mas o sentimento geral é de que alguém vai comprar o serviço, e quem o fizer poderia obter um grande aumento de usuários simplesmente usando uma porcentagem de seu dinheiro para chegar lá. A propósito, outra empresa com interesse relatado é o Twitter . Certamente, colocar as duas plataformas sociais juntas poderia criar uma mega plataforma para competir mais diretamente com o Facebook.
Você pode ver outros grandes nomes tentando impulsionar o uso da infraestrutura em nuvem, como IBM ou Google, entrando na briga. Talvez até a Amazon pudesse fazer uma oferta para cimentar sua liderança, embora se o negócio tiver que passar pelo governo federal , isso o torna menos provável, dada a relação tensa entre o CEO da Amazon, Jeff Bezos, e o presidente que surgiu durante o drama do contrato de nuvem JEDI do Pentágono .
A Apple já indicou que, apesar de ter o maior caixa disponível de qualquer empresa com mais de US $ 193 bilhões, mais ou menos, aparentemente não está interessada . A Apple pode não ser, mas alguém certamente está, até mesmo algumas empresas que você não poderia imaginar possuindo uma propriedade como esta.
Fonte: Just what would an enterprise company like Microsoft or Oracle do with TikTok?