Entender a jornada do consumidor dentro do seu negócio é essencial para compreender o comportamento de cada cliente e saber o que pode ser feito para que a decisão de compra seja tomada de forma mais assertiva e rápida.
Com tantas estratégias e meios criados para ajudar as empresas a aumentarem seus resultados, a jornada do consumidor apresenta o passo a passo que o cliente segue quando deseja adquirir um produto ou serviço.
O conceito desta jornada pode parecer muito difícil, mas hoje iremos explicar tudo sobre este assunto de uma maneira prática e objetiva para te ajudar não apenas a alavancar seus resultados, mas a construir um bom relacionamento entre empresa e consumidor.
O que é a jornada do consumidor?
A jornada do consumidor ou jornada do cliente, como também é conhecido, trata-se de um conceito dentro do marketing digital que estuda o comportamento e as ações de um lead durante a decisão de compra.
Quando falamos de lead, estamos nos referindo a potenciais clientes, ou seja, pessoas que demonstram algum tipo de interesse no produto ou serviço que a sua marca oferece.
Portanto, entender a trajetória dele é essencial para o sucesso do seu negócio.
Ela é tão importante quanto estratégias como o Instagram Ads, pois te ajuda a entender as dores e os desafios que os clientes enfrentam na hora de comprar algo.
Com isso, é possível saber como ajudá-los e, consequentemente, sair na frente de seus concorrentes.
Entender toda essa jornada, traz diversos benefícios para o seu negócio, como:
- Maior segmentação;
- Localização de problemas;
- Análise de resultados e desempenhos;
- Definição de público-alvo;
- Personalização da marca;
- Relacionamento com o cliente.
Sendo assim, você consegue entender cada vez mais o seu consumidor e construir um relacionamento saudável que poderá gerar a fidelização dele junto a sua marca.


Os 3 passos da jornada do consumidor
Muitos ainda pensam que quando um cliente realiza uma compra, ele apenas acessa o site da marca e já adquire o que deseja.
Entretanto, antes disso, existe um longo caminho percorrido pelo consumidor e que precisa ser acompanhado pela empresa, são eles:
Descoberta
O passo da descoberta é aquele em que o potencial cliente conhece a sua marca, seja por meio de um anúncio nas redes sociais ou do próprio Google. É o primeiro contato dele junto a você e o começo de uma jornada.
Normalmente, esse contato acontece por meio de um anúncio ou uma pesquisa feita pelo próprio consumidor na internet.
Ele pode procurar sobre como anunciar no Google Ads e encontrar o seu urso, e isso vale para qualquer outro tipo de produto ou serviço.
Consideração
Já o passo da consideração é aquele em que o potencial cliente entende que precisa do seu produto ou serviço mas ainda não possui a total certeza da decisão de compra, é neste momento que ele começa a ir atrás de outras marcas e comparar os benefícios.
Este é momento crucial da jornada, pois é ela que irá decidir se o consumidor irá ou não comprar de você, e é o passo que mais precisa de atenção por parte da empresa e da equipe de atendimento.
É aqui que você deve provar a este cliente o diferencial da sua marca e todos os benefícios que ele irá ganhar com o seu produto e que a concorrência não conseguiria oferecer.
Só com essa atitude de se preocupar e tentar este cliente, ele já se sentirá especial e com mais confiança em realizar a compra.
Decisão
Portanto, finalmente, após todo o empenho e cuidado, o cliente chega ao último e mais agradado passo, a decisão de compra.
É quando ele adquire o seu e-book sobre como funciona o Facebook Ads, ou seja, lá qual for o seu produto ou serviço.
Muitos acham que a jornada do consumidor acaba por aí, mas existem estudos que comprovam um quarto passo chamado de encantamento. Que é a construção de um aliciamento com este cliente mesmo após a compra.
Isso fará com que ele se fidelize a sua marca e continue comprando de você e mais do que isso, indique os seus produtos ou serviços para amigos e familiares.
Conclusão
Portanto, a jornada do consumidor pode parecer simples, mas exige muito conhecimento, persistência e estratégias para que o cliente veja na sua marca não apenas um produto, mas um espaço de inovação e cuidado.