Estamos vivendo em uma tempestade perfeita para a inflação dos preços da GPU – a mineração de criptomoedas está aumentando, assim como o interesse em jogos durante a pandemia. Também há uma escassez global de semicondutores no momento. Resultado: mesmo que você encontre uma GPU de última geração, provavelmente custará pelo menos o dobro do que deveria. A Nvidia espera combater isso com o próximo RTX 3060, que terá seus recursos de mineração de criptografia nerfados. A empresa agora esclareceu seus planos, dizendo que não fará alterações de criptografia em nenhuma GPU existente.
A Nvidia ergueu as sobrancelhas ao anunciar as restrições para sua próxima placa de vídeo RTX. Usando limites de nível de driver, o RTX 3060 será limitado a 50 por cento da taxa de hash Etherium usual. Então, por que apenas Etherium? A Nvidia diz que Etherium é a única criptomoeda popular que se beneficia muito da mineração baseada em GPU. A esperança é que, ao limitar intencionalmente as cartas para este caso de uso muito específico, a oferta para jogadores aumente.


No lugar dos cartões RTX, a Nvidia quer que os mineiros comprem um de seus próximos cartões CMP (Crypto-Mining Processor). Essas peças não têm recursos de saída de vídeo, mas a maioria dos componentes internos devem ser idênticos às placas de vídeo RTX. A Nvidia disse que o fornecimento RTX não será afetado pela produção de CMP porque esses chips “não podiam atender às especificações da GeForce”. Essa formulação vaga sugere que a Nvidia está eliminando os chips, uma prática comum em toda a indústria que envolve a venda de chips com pequenos erros de fabricação como modelos de camada inferior.
Saber que a Nvidia poderia simplesmente reduzir a taxa de hash das GPUs no nível do driver naturalmente levou alguns a se perguntarem se as mudanças estão chegando em outras placas RTX. Afinal, se a Nvidia quer que os mineiros comprem cartões CMP, nerfing os cartões RTX certamente levaria à adoção. No entanto, a Nvidia diz que isso não vai acontecer – nenhuma GPU existente terá mudanças na taxa de hash forçada.
O destino dos futuros modelos de GPU provavelmente dependerá de como será o lançamento do CMP. As primeiras placas Nvidia específicas para mineração serão lançadas no primeiro trimestre do ano, com mais a seguir. Ainda assim, o RTX 3060 é um modelo de gama média. As pessoas que compram o hardware top de linha podem hesitar em qualquer limite de mineração. Ainda assim, é possível que as futuras placas de vídeo topo de linha tenham limites na mineração Etherium se o CMP decolar. Isso pode não ser tão ruim se isso significar que os jogadores podem comprar cartas (ou pelo menos a uma distância de) MSRP.