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Home Artigo Marketing

20 ferramentas para criar um conteúdo melhor

Tech News by Tech News
abril 20, 2021
Gestão
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Aumente o seu potencial de marketing de conteúdo com algumas das melhores e comprovadas ferramentas para pesquisa de conteúdo, colaboração, SEO e análises.

  1. Pesquisa de Conteúdo
  2. Colaboração
  3. SEO
  4. Legibilidade
  5. Analytics
  6. Conclusão

Além da quantidade exaustiva de pesquisa de conteúdo que você precisa realizar, você também precisa gastar horas – senão dias – escrevendo e polindo o próprio conteúdo.

Afinal, você deseja que seu conteúdo marque ambas as caixas quando se trata de ser notado por mecanismos de pesquisa e usuários.

Ter o conjunto certo de habilidades é um bom começo, mas se você realmente deseja produzir conteúdo que se destaque da concorrência, também precisa das ferramentas certas em seu arsenal.

Nesta postagem, descobriremos as melhores e mais brilhantes ferramentas para aprimorar seu jogo de conteúdo, impressionar os leitores e gerar conversões.

Essas ferramentas abrangem diferentes áreas de desenvolvimento de conteúdo, incluindo pesquisa, edição e análise.

Vamos mergulhar

Pesquisa de Conteúdo

Na redação de conteúdo , o desafio começa muito antes de você digitar a primeira palavra.

Geralmente, há um longo processo de pesquisa envolvido quando se trata de gerar ideias de conteúdo, definir o escopo da concorrência e identificar as palavras-chave-alvo corretas.

Felizmente, existem dezenas de ferramentas de pesquisa de conteúdo disponíveis que podem ajudá-lo a agilizar o processo e apresentar ideias de conteúdo exclusivas regularmente.

1. BuzzSumo

O BuzzSumo simplifica todo o processo de pesquisa de conteúdo, obtendo postagens populares com base em palavras-chave.

Esses resultados podem ser classificados de acordo com seu alcance em redes sociais, como Facebook, Twitter e Pinterest.

Isso permite que você vasculhe a web em busca de ideias de conteúdo que despertem o interesse do seu público-alvo.

Buzzsumo

Você também pode usar filtros personalizados para refinar ainda mais sua pesquisa.

Por exemplo, você pode procurar especificamente por postagens “como fazer”, restringir sua pesquisa a um país específico, excluir um determinado domínio e muito mais.

2. Ubersuggest

Embora pretenda ser uma ferramenta para pesquisa de palavras-chave, o Ubersuggest também pode ajudá-lo a encontrar ideias de conteúdo que chamarão a atenção do seu público.

Ele funciona expandindo a palavra-chave semente usando sugestões do Google Suggest e do Google Ads Keyword Planner.

Ubbersuggest

Para priorizá-los em sua pesquisa, clique na pequena seta para baixo ao lado da coluna “Palavra-chave”.

Com o Ubersuggest, você tem um suprimento quase infinito de ideias de conteúdo dignas de pesquisa.

3. LeadFWD

Leadfwd é um site onde você pode transformar um visitante desconhecido em um cliente potencial.

Isso significa que, se um visitante aparentemente anônimo se aventurar em seu site, você poderá capturar suas informações, acompanhar e transformá-lo em um cliente pagante.

Esta é uma ferramenta muito valiosa, principalmente para profissionais de marketing. A geração de leads é uma das tarefas mais importantes para qualquer empresa de marketing digital.

Embora o nome possa sugerir que não é uma ferramenta que ajuda na criação de conteúdo, o oposto é verdadeiro.

Como ele informa como um visitante passou o tempo em seu site e mostra o gráfico da sessão, você pode usar esse insight para alterar seu conteúdo e fazer com que as pessoas passem mais tempo em seu site.

Na verdade, com o uso de inteligência artificial (IA), a ferramenta pode varrer seu site em tempo real para fornecer dezenas de insights que ajudam na geração de leads e na criação de conteúdo.

Por exemplo, o setor da empresa, informações de contato, pessoal-chave, pegada social e muito mais são necessários para contatar o cliente em potencial e adaptar seu conteúdo para o público certo.

4. Awario

Awario é uma ferramenta única que permite monitorar e ouvir as conversas das pessoas nas redes sociais.

Com esse feedback em mãos, você pode identificar e corrigir melhor os erros que está cometendo com seu conteúdo.

Awario

Qual a melhor maneira de melhorar seu conteúdo do que obter feedback diretamente dos usuários?

Essa ferramenta permite que você ignore pesquisas e bots de mensagens e, em vez disso, obtenha informações diretamente da fonte.

Você pode usar essas informações para criar uma experiência melhor para os usuários do seu site.

5. Gerador de ideias de conteúdo da Portent

O Gerador de ideias de conteúdo da Portent é outra ferramenta incrível que pode fornecer uma variedade de ideias de conteúdo em segundos.

E o que é melhor, é uma ferramenta totalmente gratuita, simples de usar e que oferece um suprimento infinito de tópicos de conteúdo que você pode facilmente transformar em postagens de blog.

Os resultados aparecem em inglês, mas basta uma tradução para adquar o título a nossa realidade.

Portrent

Você costuma ter dificuldade para escrever títulos de blog que mereçam ser clicados? Essa ferramenta o ajudará a superar o bloqueio do escritor e criar títulos envolventes que seu público não pode deixar de clicar.

6. Quora

Às vezes, a melhor fonte de ideias de conteúdo que chamam a atenção é a própria comunidade online.

Usar sites de perguntas e respostas como o Quora , por exemplo, é uma ótima maneira de ficar em contato com o que seu público-alvo está perguntando.

Basta usar o recurso de pesquisa integrado e um punhado de sugestões úteis aparecerá:

Você pode vasculhar os resultados do Quora para obter ideias de postagens em blogs, perguntas para suas páginas de FAQ e mais.

Você pode até mesmo aproveitar o Quora para promover seu conteúdo, oferecendo-o como uma resposta.

Isso pode ajudar seu conteúdo a alcançar as pessoas certas, atrair backlinks em potencial e gerar leads para sua empresa.

7. Reddit

Reddit é outro fórum online repleto de ideias de conteúdo fornecidas por sua enorme base de usuários.

Ele serve como um site de discussão que tem subcomunidades específicas ou “subreddits” para cobrir tudo, desde marketing de conteúdo até encanamento.

Você pode usar a comunicade brasileira do Reddit pedindo feedback e insights que podem ajudá-lo a melhorar seu conteúdo.

Em alguns casos, isso também ajudará você a encontrar oportunidades de parceria com outros profissionais de marketing de conteúdo e atrair backlinks para seu site.

8. Answer the public

Responder ao público é uma ferramenta gratuita de geração de ideias de conteúdo que funciona fornecendo uma “web” de termos ou tópicos que os usuários costumam pesquisar na web.

Basta inserir um tópico principal (por exemplo, “marketing do Pinterest”) e Responder ao Público fornecerá uma visualização dos tópicos que você pode transformar em artigos de blog ou páginas da web.

Essa ferramenta também fornece dados limitados sobre como esses termos de pesquisa são usados, quais termos relacionados existem, se os tópicos são enquadrados como uma pergunta ou uma comparação e muito mais.

Colaboração

Os profissionais de marketing de conteúdo geralmente trabalham melhor em equipe.

Isso ocorre porque quanto mais mãos você tem em seu projeto, mais ideias de conteúdo você tem à sua disposição e mais poder humano você tem para criar algum conteúdo incrível.

Em uma configuração ideal, geralmente há:

  • Alguém que faz pesquisa de conteúdo.
  • Uma equipe de escritores qualificados.
  • Editores que mantêm a qualidade.
  • Profissionais de marketing que lidam com a distribuição de conteúdo.

Você pode até adicionar um designer gráfico para criar imagens ou infográficos envolventes.

Para fazer essa configuração funcionar, você precisa de uma plataforma que agilize a colaboração, o compartilhamento de arquivos e o rastreamento de projetos.

Aqui estão algumas das suas principais opções.

9. Google Docs

Muitas equipes de marketing de conteúdo hoje usam o Google Docs , pois esta é a ferramenta de compartilhamento de conteúdo mais amplamente disponível (e gratuita) em seu tipo.

Esta plataforma de edição de documentos baseada na nuvem permite que vários usuários trabalhem perfeitamente em um único documento.

O Google Docs tem todos os recursos de que você precisa em um processador de texto. Você pode personalizar suas fontes, criar listas com marcadores, inserir tabelas, adicionar imagens e assim por diante.

O Google Docs também permite que você compartilhe rapidamente um arquivo com outros usuários por meio do botão “Compartilhar” convenientemente localizado no canto superior direito da tela.

A partir do qual, você também pode especificar os privilégios de acesso daqueles que obtêm o link para o seu documento.

Se os usuários puderem pelo menos deixar comentários, eles poderão fazê-lo destacando certas partes do conteúdo.

Os usuários também podem fazer edições sugeridas para agilizar o processo de edição.

Isso permite que as equipes de marketing de conteúdo estejam todas na mesma página (literalmente) e colaborem no conteúdo em tempo real.

10. Trello

Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que permite às equipes colaborar em projetos, monitorar prazos, compartilhar detalhes e muito mais.

No Trello, você pode designar tarefas a usuários, adicionar comentários, verificar o status do projeto e compartilhar documentos com outros membros da equipe.

Isso facilita o cumprimento dos prazos e garante o controle de qualidade de todo o seu conteúdo.

11. Slack

O Slack é talvez a ferramenta de colaboração mais popular para empresas, profissionais de marketing e equipes.

Isso se deve à sua interface amigável e, convenhamos, ao ambiente divertido que permite aos usuários compartilhar imagens, documentos, memes, vídeos e muito mais.

O Slack foi projetado para substituir sua comunicação tradicional por e-mail.

Também agrega valor à gestão da empresa, pois você pode monitorar os horários em que seus funcionários fazem login e logout.

Slack

Como isso se relaciona com a criação de conteúdo?

Bem, em qualquer organização, a comunicação entre todos os departamentos é crucial.

O Slack facilita a colaboração entre departamentos e garante que cada parte do conteúdo passe pelas mãos certas.

Por exemplo, sua equipe de SEO pode fornecer facilmente as palavras-chave desejadas para o post, seu redator pode escrever o primeiro rascunho e seu editor pode dar os toques finais em seu conteúdo – tudo dentro do Slack.

Isso economiza tempo e agiliza o processo de criação de conteúdo.

12. Dropbox Paper

Se você já usa um aplicativo de comunicação diferente e simplesmente precisa de algo que ajude na colaboração de arquivos, verifique o Dropbox Paper .

Este é um aplicativo minimalista baseado em nuvem que permite:

  • Escreva conteúdo.
  • Adicionar arquivos.
  • Inclui imagens.
  • Crie listas de tarefas.
  • Praticamente tudo o mais que você esperaria de um processador de texto.

Você também pode convidar outros usuários para editar, comentar e compartilhar seu documento.

Em outras palavras, é a versão mais simples e direta do Google Docs.

Se você está tentando escolher entre o Dropbox Paper e o Google Docs, tudo se resume às preferências e necessidades exclusivas da sua equipe.

SEO

Profissionais de marketing de conteúdo eficazes não apenas sabem como produzir conteúdo envolvente, mas também como otimizar o conteúdo para pesquisa .

A qualidade da escrita é um fator importante, mas também existem outros detalhes – o uso adequado de subtítulos, otimização de palavras-chave e assim por diante.

Aqui estão algumas das ferramentas que podem ajudá-lo a se concentrar na otimização de conteúdo em um instante.

13. SEMrush

SEMrush é um favorito entre os profissionais de SEO devido à riqueza de dados e percepções que fornece, não apenas quando se trata de SEO, mas também de pesquisa de concorrentes, criação de conteúdo e link building.

SEMrush é uma ferramenta SEO premium (com uma versão gratuita limitada) que permite aos usuários pesquisar palavras-chave específicas, espionar a estratégia de conteúdo do concorrente, identificar oportunidades de backlink e informar sua estratégia de publicidade paga.

Semrush

Você pode usar a ferramenta Keyword Magic para encontrar alto volume de pesquisas, palavras-chave de baixa concorrência que você pode transformar em páginas da web e ideias de postagens em blogs.

Então, você pode usar o SEO Content Template e o SEO Writing Assistant para otimizar melhor o seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa.

Isso ajudará você a aumentar seu tráfego orgânico, atrair backlinks e se destacar da concorrência.

14. Yoast SEO

Como profissional de marketing de conteúdo, você provavelmente já ouviu falar do WordPress – o sistema de gerenciamento de conteúdo mais usado para fins de criação de sites.

Se você atualmente o usa em seus projetos, o plugin Yoast SEO é definitivamente um must-have.

Uma vez instalado, o Yoast avalia a legibilidade e a compatibilidade com o SEO de seu conteúdo em tempo real.

Ele também destaca as questões específicas que você precisa estar ciente enquanto trabalha:

Você também pode usar o Yoast para definir uma palavra-chave de foco para cada postagem individual.

Isso fornecerá uma lista de verificação de objetivos que podem garantir a otimização do seu conteúdo.

Lembre-se de que Yoast não é o fim de tudo quando se trata de SEO.

Você ainda vai querer conduzir pesquisas de palavras-chave e de concorrentes por conta própria (ou usando ferramentas de SEO mais avançadas) para garantir que seu conteúdo seja totalmente otimizado.

15. Surfer SEO

Surfer SEO é uma das melhores ferramentas do mercado quando se trata de criação de conteúdo de SEO.

Essencialmente, o Surfer SEO trabalha para analisar os melhores resultados de pesquisa para sua palavra-chave alvo e, em seguida, fornece uma série de sugestões para ajudá-lo a criar conteúdo que será competitivo na pesquisa.

Essas sugestões podem incluir o objetivo de uma contagem de palavras-alvo, incluindo a palavra-chave-alvo no título da página ou o aumento do uso de palavras-chave na página.

Surfer SEO também fornece documentos que permitem que você escreva, analise e otimize seu conteúdo em um só lugar.

Legibilidade

Uma coisa é criar conteúdo otimizado para robôs de mecanismos de pesquisa e outra é criar conteúdo que os usuários realmente queiram ler.

Um grande profissional de marketing de conteúdo é capaz de fazer as duas coisas.

Com as ferramentas a seguir, você pode melhorar a legibilidade de seu conteúdo para não apenas direcionar o tráfego, mas também incentivar os usuários a lerem seu conteúdo do início ao fim.

16. Grammarly

Grammarly fornece um plug-in gratuito do Google Chrome que analisa seu conteúdo em busca de problemas gramaticais e legibilidade.

Ele pode ser usado no Google Docs, nas redes sociais e em uma variedade de plataformas de conteúdo.

Grammarly elimina o estresse de verificar seu conteúdo para erros de ortografia e problemas de legibilidade.

17. Hemingway App

Como o Grammarly, o aplicativo Hemingway funciona como um assistente de redação online gratuito, mas difere porque você cola o conteúdo diretamente no editor de conteúdo.

A ferramenta então analisa seu conteúdo quanto à legibilidade, voz passiva e quaisquer problemas de ortografia e gramática que seu conteúdo possa ter.

Por que a legibilidade é importante?

Bem, cada público tem um certo nível de compreensão quando se trata do tópico sobre o qual você está escrevendo.

Por exemplo, escrever sobre SEO para profissionais de marketing provavelmente envolverá termos e explicações mais complexos do que se você estiver escrevendo para um público iniciante.

Ferramentas como Grammarly e o aplicativo Hemingway ajudam você a reduzir seu conteúdo e escrever de uma forma que faça sentido para seu público-alvo.

Como regra geral, você deve buscar uma “nota” de legibilidade de 5 a 8 para a maioria dos públicos.

Analytics

Vamos enfrentá-lo – até mesmo os profissionais de marketing de conteúdo mais qualificados do mundo têm espaço para melhorias.

Eles só precisam de uma visão mais clara de certas métricas de desempenho para descobrir o que funciona e o que não funciona e como transformar esses insights em decisões baseadas em dados.

Aqui estão algumas das melhores ferramentas de análise de conteúdo que podem ajudá-lo a atingir todos os três objetivos.

18. Inspectlet

Se você está se perguntando o que os visitantes viram e leram no seu site – e como você pode convertê-los de possíveis clientes em clientes potenciais – então aqui está a solução para isso.

O Inspectlet grava um vídeo do comportamento do usuário para que você possa saber por quanto tempo ele permaneceu no seu site, como ele se envolveu com o seu conteúdo e quais elementos chamaram sua atenção.

Inspectlet

Essa é uma das principais vantagens do Inspectlet sobre as demais ferramentas analíticas do mercado.

Com essa ferramenta, você também pode saber onde seu site está atrasado se alguém sair dele depois de enfrentar um problema nele.

Com base nessas análises, você pode criar seu conteúdo e torná-lo mais atraente para seus leitores.

19. Google Analytics

É impossível deixar de lado o Google Analytics se estamos falando sobre as principais ferramentas de análise.

O Google Analytics é uma plataforma gratuita que pode ajudá-lo a melhorar seu conteúdo, otimizar seu site e examinar a (s) fonte (s) de seu tráfego.

Google Analytics

Com o Google Analytics, você pode medir facilmente métricas de engajamento importantes, como visualizações de página, duração média da sessão e taxa de rejeição.

Isso permitirá que você identifique tipos específicos de conteúdo que atraem seu público existente.

Por exemplo, se você perceber que o seu conteúdo sobre marketing por email tem um desempenho significativamente melhor do que outras publicações, você pode dobrar esse tópico para maximizar seus resultados.

Para saber como integrar o Google Analytics ao seu site, você pode seguir o guia passo a passo aqui .

Descubra os diferentes relatórios e recursos para aproveitar neste artigo do Search Engine Journal .

20. Ferramentas Raven

Raven Tools fornece um conjunto completo de ferramentas de SEO e analíticas para ajudá-lo a aumentar seu tráfego na web e otimizar seu conteúdo.

Com a confiança de milhares de agências, a Raven Tools é a melhor opção para quem deseja gerar relatórios analíticos detalhados e obter insights sobre como criar melhor conteúdo para os usuários.

Raven Tools também fornece ferramentas para pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e análise de backlinks para que você possa implementar uma estratégia de SEO holística.

Você pode então acompanhar o sucesso de seu conteúdo em termos de classificação de palavras-chave, tráfego e compartilhamentos de mídia social.

Conclusão

No cenário de marketing moderno, os profissionais de marketing de conteúdo muitas vezes são obrigados a usar vários chapéus para fazer seu trabalho com eficácia.

Afinal, o conteúdo é a força vital de qualquer estratégia de marketing digital – o molho secreto que o ajudará a estabelecer sua marca no mundo online.

Você pode argumentar que o marketing de conteúdo não trata apenas de quem tem as maiores armas, mas em um mundo competitivo, as ferramentas podem definitivamente fazer uma grande diferença.

Neste guia, você descobriu algumas das principais ferramentas para criar conteúdo incrível como um profissional.

Tags: colaboraçãoconteúdo.marketingmarketing de conteúdomarketing digitalpesquisapesquisa de palavras chaveseotecnologia
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